sexta-feira, dezembro 07, 2007

Estudasses...

O País tem falta de médicos.
Durante muitos anos, a culpa foi da falta de vagas nas universidades. Em 2001, com a abertura de cursos de Medicina na Covilhã e em Braga, começou a ser finalmente encontrada uma solução. Mas, por incrível que pareça, passados seis anos, o previsível aumento em 30% do número de recém-licenciados vem criar um sério problema. Os hospitais não têm verbas para poder aceitar e pagar a tantos internos, que precisam deste estágio final para a sua formação.

No mínimo, o que existiu também aqui foi uma falta de planeamento estratégico, apesar de o Ministério da Saúde até ter um gabinete para esse fim. E, por bizarro que pareça, houve risco de enviar médicos para o desemprego (por falta de formação como internos) num país que se queixa da tal falta crónica desses profissionais.

Com a maioria das unidades a serem já hospitais-empresas, a rentabilidade passou a ser uma exigência oficial. E formar internos custa dinheiro e reduz a produtividade, alega quem gere esses hospitais. A quem governa, só restou uma solução: abrir os cordões à bolsa.

In Diário de Noticias

Etiquetas:

Posted by João Martins at 12:48 da tarde