sábado, março 04, 2006

Portugal hoje - O medo de existir

É este o livro que me acompanha há já algum tempo (essencialmente porque ando sem tempo para leituras) antes de adormecer.
Este livro foi escrito por José Gil , pensador português que no ano passado estava entre os 10 maiores pensadores mundiais. À primeira vista pode parecer que o livro será enfadonho ou de difícil leitura, engane-se quem pensa assim, o livro foi escrito num português bastante acessivel e a linha de pensamento é clara e simples. José Gil vive no estrangeiro há já algum tempo mas isso não quer dizer que não conheça a realidade portuguesa, as suas reflexões são acertadas e incidem sobre os problemas reais e concretos deste nosso país. Problemas esses que passam ao lado da maior parte do nosso povo incluindo quem manda neste país.
É triste ver que os nossos "cérebros" fogem todos para o estrangeiro e só lá é que têm o reconhecimento devido. Esta fuga começa desde muito cedo, quem não conhece aqueles alunos brilhantes nas universidades que já contêm o pensamento de sair fronteiras fora para poderem seguir com a area de investigação que mais lhe convém? Este é um dos problemas que existe em Portugal não existe motivação para as pessoas continuarem por cá, nem motivação nem facilidades para desenvolverem o seu trabalho.

Posted by kamarrad at 2:08 da tarde