Hoje foi dia de Ballet, (onegin) no teatro nacional (Narodní Divadlo). Fantástica a sala mas mais fantástico foi ter sido as 14h e a sala estar completamente cheia. Para primeira experiência no Mundo do ballet até que não foi mau.
26 de Abril de 1986. O acidente em Chernobyl que fez despertar o Mundo para outra realidade. Ainda hoje é possível assistir a alguns efeitos produzidos pela explosão. E eu aqui tão perto.
Os lomógrafos detentores de um fanático voyeurismo do quotidiano, convivem com 10 regras de ouro da Lomografia.
01 . Leva a tua Lomo onde quer que vás. 02 . Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite. 03 . A Lomografia não interfere na tua vida, torna-se parte dela. 04 . Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejares. 05 . Não penses …… lomografa. 06 . Sê rápido. 07 . Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste. 08 . Nem depois. 09 . Fotografa a qualquer ângulo. 10 . Não te preocupes com quaisquer regras.
Liberdade sim... mas será que realmente este e um direito de todos... nao sei... Pelo menos para nos ainda o é e graças a muitos dos que lutaram por isso... Obrigado...
Esta foto já tem alguns dias mas no entanto é sem dúvida uma das candidatas a melhor momento Erasmus 2007. Foto tirada no jardim do parlamento em Praha. O jardim é algo de fantástico cheio de peixinhos, patinhos e imaginem só um pavão!
Talvez seja desta que volto de vez a este blog... Porque tenho saudades de muita coisa e elas nao devem ser ignoradas e deixadas para trás... Por isso como algumas coisas vêm e outras vão vou deixar aqui uma lomografia a nova arte a qual aderi...
Leo tenho saudades das noitadas plazianas... e das nossas grandes conversas acerca de... pera de... de... de tudo... Hugs
Por aqui é o desporto rei. Há muito tempo que tinha curisidade de ver ao vivo um jogo de Hockey no gelo, ontem foi a primeira vez. O jogo é rápido, violento e emocionante durante três periodos. A contar para a qualificação do Campeonato Europeu a República Checa lá ganhou 2-0 após prolongamento e assim contrariou a desvantagem de um golo que tinha do jogo anterior na Finlândia. Foi giro. O público é um pouco apático nada parecido com o público latino, mas mesmo assim lá se foram arrancando alguns gritos e ondas. Se tiverem oportunidade vejam!
Se tu viesses ver-me hoje à tardinha, A essa hora dos mágicos cansaços, Quando a noite de manso se avizinha, E me prendesses toda nos teus barcos...
Quando me lembra: esse sabor que tinha A tua boca... o eco dos teus passos... O teu riso de fonte... os teus abraços... Os teus beijos... a tua mão na minha...
Se tu viesses quando, linda e louca, Traça as linhas dulcíssimas dum beijo E é de seda vermelha e canta e ri
E é como um cravo ao sol a minha boca... Quando os olhos se me cerram de desejo... E os meus braços se estendem para ti...
Depois do sucesso do primeiro ano com o blog sobre a Rampa Serra da Estrela 2006, a mesma equipe volta com um site renovado e com muito mais informação sobre a Rampa e sobre tudo o que a esta lhe diz respeito. Visitem:
É inacreditável o serviço público em Portugal. Digo isto devido a uma possível visita.
Sem B.I. ou passaporte não se pode abandonar o país, até aqui tudo bem. Infelizmente este documento tem uma data de validade e qual é o espanto quando se vai renovar a uma qualquer loja do cidadão um B.I. do arquivo de Lisboa espera-se 40 dias. Por sí só este tempo é um absurdo, mas mais absurdo fica quando se quer viajar e se fica pendente porque 40 dias pode ser demais. Claro que se pode pedir urgência na emissão pagando-se a mais a módica quantia de 1,50€ pode-se obter um novo B.I. novo em apenas... 3 dias! de 40 para 3 dias! É uma vergonha... Mas agora a melhor parte, para se pedir com urgência necessita-se de uma justificação, e pelos visto o simples facto de se querer viajar não é suficiente para as alminhas da administração pública. Logo a visita fica possível, possivelmente não haverá.
Há uma semana perdi o meu cartão de estudante e um bilhete de três meses valido para qualquer tipo de transporte público aqui em Praga. Qual foi o meu espanto que no mesmo dia consegui um cartão novo e uma segunda via do mesmo bilhete pela módica quantia de 60 coroas (aprox. 2€). Aqui o serviço público funciona realmente, sem perguntas, limpinho. Na mesma hora a minha vida voltou ao normal.
Já foi ao Intendente Senhor Presidente!? Compreendo que tenha pouco tempo Cada movimento precisa de um documento Isso é algo que eu consigo compreender Mas precisa ver Senhor Presidente Os seus próprios olhos têm um olhar diferente de toda a gente Deixa em casa os óculos de ver ao longe A realidade não foge, a realidade está sentada Espera toda a noite por nada ou encosta-se a uma parede Talvez com fome, talvez com sede Fumo um cigarro no infinito Destilo na escuridão um grito Dentro de si próprio A realidade chegou á seis meses da Nigéria, ou do Senegal, ou da Costa do Marfim A realidade não tem fim, Por uma nota de vinte euros chega para o que quiser A realidade é uma mulher.
Já foi ao Intendente Senhor Presidente?! Não vá em visita de estado, deixe o carro blindado na garagem Dê folga aos guardas costas, finja que vai de viagem e apanhe o metro Saía no Martim Moniz e caminhe, Faz bem caminhar, apanhar ar, respirar, passear no Intendente, É um passeio original, é um passeio diferente sem sair de Portugal Vá para fora cá dentro, aos subúrbios do Mundo no centro da cidade Igualdade, Integração social, seja por dez minutos um emigrante ilegal, Como se chegasse do Brasil ou do Paquistão, Vá ao Intendente e invente uma solução que satisfaça os que já chegaram e os chegaram Mesmo que não tenha vontade de ir Vá, ao Intendente Senhor Presidente Aprenda A regressar, é sempre preciso partir
Já foi ao Intendente Senhor Presidente?! Não leve a sua comitiva, não leve o telejornal Leve-se a si próprio, leve Como se não fosse a nenhum lado, vá a um dia normal dum domingo ou num feriado mas vá, Por cá a sua presença Senhor Presidente é urgente, no Intendente Tem pouca diferença duma assembleia das Acções Unidas A sua presença pode ajudar a salvar vidas vindas da Ucrânia, da Roménia, da Moldávia Moçambique, Cabo Verde e Angola. Porque o mundo senhor Presidente não é mais que uma bola talvez colorida talvez entre as mãos de uma criança Mas é esse mesmo Mundo Senhor Presidente perde cor todos os dias Quando eu largo nesse largo que eu alargo Quando largo no Intendente
Ah leões! As saudades que eu tenho de ver o meu Sporting por aí bem acompanhado... Não me digam que vai ser este ano que vamos ser campeões e eu vou participar no festím.
Que saudades dos tempos do 3º Capítulo, lembro-me como se fosse hoje o dia em que alguém me emprestou o original. Fiquei suspeito quando olhei aquela capa, depois de ouvir ainda hoje é um dos meus favoritos albúns.
Os Da Weasel regressam agora aos discos (depois de muitos anos e alguns discos pelo meio) com este Amor, Escárnio e Maldizer, chegou-me hoje às mão e fiquei agradavelmente surpreso pela qualidade do disco. É sem dúvida o melhor desde o 3º Capítulo e também o que se aproxima mais do início dos Da Weasel. Gosto das participações e do ritmo, fugiu a intervenção.
Fica aí o single Dialéctos de Ternura. Viciante este....
Em ERAMUS ganham-se certezas! É disto que eu estou cada vez mais certo, certezas de quem somos e daquilo queremos. Tem tudo a ver com aquilo que absorvemos (e há tanta coisa), aqui é tudo mais verdade mesmo sabendo que tudo não passa da (ir)realidade.
Está claro. Nos últimos dias o sol ajuda a clarear tudo, a estar mais próximo.
Aqui também houve "O melhor checo de sempre", exactamente o mesmo programa que há pouco tempo fez tanta comichão em Portugal . Como não podia deixar de ser aqui ganhou Carlos IV, basta saber um pouco da história do país para se ficar com a noção de que realmente ele fez muito por estes lado, eu também lhe agradeço já que sem ele não existia esta universidade, uma das primeiras na Europa, copiada do modelo de Bolonha. O que mais me espantou foi saber que os checos sabiam do resultado final em Portugal e durante a minha viagem alguns perguntaram como era possível ter ganho um ditador. Para eles isto é claro, um ditador que fez sofrer tanta gente não pode ser considerado o melhor. Parece-me justo, e eles sabem do que estão falar...
A parte leste deste belo país é bem diferente desta Bohemia onde me encontro agora. É lá que se encontram as belas paisagens do campo misturadas com as pequenas vilas e cidades cheias de coisas para ver. As pessoas são diferentes, (ainda) mais fechadas e com medo destas pessoas do ocidente, o sotaque é diferente. A Moravia é como que estado diferente da República Checa e as rivalidades entre Praga e Brno ("capital" da Moravia são uma coisa pior que Porto Lisboa).
As cidades visitadas para além de Brno são pequenas mas continua a ser impressionante como o sistema de transportes públicos que possuem, eléctricos e bus, funciona lindamente. Durante todo o fim-de-semana o transporte entre cidades foi feito através de comboio ou autocarros, sempre à hora marcada, sempre sem atrasos (pelo menos da parte deles...).
É nestas viagens que se aprende a gostar (mais) de estar aqui, da cultura e da tradição. No contacto directo com as pessoas que são nativas, coisa quase impossível por aqui visto a quantidade de turistas no centro ser uma coisa alucinante.
Deixo vos algumas momentos captados pela câmara, nem tudo pode ficar, pena minha!
1ºDia Mikulov - Perná (Sul, junto à fronteira com a Austria, é lá no fundinho, fundinho)
Vista sobre Mikulov
2º dia Brno (2ª cidade maior da República Checa)
Património UNESCO - Tugendhat Villa (década 30)
3º Dia Olemouc (Principal cidade no Moravia Central)
Vista sobre Olemouc
4º Dia Sternbek (Tem um castelo e um relógio)
É o relógio
Quando puderem passem por Olemouc, vale muito a pena!
A viagem da Pascoa para o lado leste da Rep. Checa, a região que dá pelo nome de Moravia. Conhecida pela sua vasta produção vinícula e pela diferente cultura da que se vive no lado de cá, a Bohemia. Brno, segunda maior cidade do país, onde se encontra "Tugendhat Villa", património da UNESCO, e Olomouc, cidade possuidora de uma arquitectura Barroca e da "Holy Trinity Column" , também património protegido pela UNESCO, são duas cidadezinhas aí marcadas no mapa e vão fazer parte do percurso. Até já!
A primeira versão de um outdoor colocado pelo PNR no Marquês de Pombal. Sinceramente causa-me, muita, indisposição... é como que me dá vomitos!
Visto este cartaz ter passado ao lado de muito boa gente (suponho eu e baseando-me pelo que tenho lido nas notícias online, já que ao vivo não é possivel), apenas teve alguma alguma discussão na blogosfera, nos sítios do costume, os gatos fedorentos mostram as garras e mesmo ao lado colocaram este cartaz bem mais original e simpático.
A notícia sobre o cartaz dos gatos (que pelo que parece fez agitar alguma coisa) aqui.
Destaco esta parte da notícia que acredito ser verdade:«Segundo o jornal Público, o cartaz dos Gato Fedorento foi custeado pelos próprios, que assim quiseram marcar a sua posição, face a esta polémica.»
Vasco Nuno do Salão de Jogos Tropical, venceu o 3º de 5 opens Distritais de pool português, que apuram o Campeão Distrital e os jogadores que iram representar o distrito no Campeonato Nacional.
O open realizou-se nos dias 23,24 e 25, contou com 40 atletas e dividiu-se pelos vários locais que possuem mesas oficiais, Bar Praça Velha – Fundão, Salão de Jogos Tropical, Sala Diversões - Canhoso, Café Bar KaKris – Penedos Altos, CCD. Académico dos Penedos Altos CCD. Oriental de S. Martinho e Bar Toca da Moura - Caria.
A fase Final foi disputada no Salão de Jogos Tropical. Vasco Nuno venceu a final por 5-4 ao atleta Patricio Albuquerque do CCD. Oriental de S. Martinho.
Primeiros 8 Classificados do 3º Open
1- Vasco Nuno - Salão de Jogos Tropical 2- Patricio Albuquerque – Oriental de S. Martinho Eurobit 3- Luís Gonçalves – Bar Praça Velha 4- Luis Marques – Oriental de S. Martinho Eurobit 5- Miguel Ribeiro – Salão de Jogos Tropical 6- Vitor Serra - Individual 7- David Pereira – Pool Team 8- Tiago - Bar Toca da Moura
A Delegação Distrital da FPB/BCP, congratulou-se pelo nível de jogo exibido em geral pelos seus atletas e pelo aumento significativo de atletas em competição.
Nada de especial no resultado... nada de especial na exibição, talvez aquele remate de Nani tão bem defendido pelo guardião aveirense.
O que interessa é que em dois meses pela primeira vez consegui assistir a um jogo do Sporting ao vivo através de TV Streaming! Obrigado a todos os que tornam possível a tantas pessoas como eu poderem assistir à televisão portuguesa.