Desgraçado o homem, talvez, mas feliz o artista a quem o desejo dilacera. Anseio por pintar aquela que apareceu tão raramente e que tão depressa fugiu, como uma bela coisa que com pena deixa para trás o viajante a mergulhar na noite. Quanto tempo vai já desde que ela desapareceu! Ela é bonita, e mais que bonita; ela é surpreendente. Nela o negro prevalece; e tudo o que ela inspira é nocturno e profundo. Os seus olhos são dois antros onde cintila vagamente o mistério, e o seu olhar ilumina como o relâmpago; é uma explosão nas trevas. Compará-la-ia a um sol negro, se pudéssemos conceber um astro negro derramando luz e felicidade. Mas ela faz pensar mais espontaneamente na lua, que sem dúvida a marcou com a sua temível influência; não a lua branca dos ídolos, que se parece com uma fria recém-casada, mas a lua sinistra e inebriante, suspensa lá no fundo duma noite tempestuosa e transtornada pelas nuvens que correm; não a lua sossegada e discreta que visita o sono dos homens puros, mas a lua arrancada do céu, vencida e revoltada, que as Feiticeiras tessálicas constrangem duramente a dançar sobre a erva terrificada! Na sua pequena fronte habitam a vontade tenaz e o amor da presa. No entanto, por baixo dessa face inquietante, onde narinas móveis aspiram o desconhecido e o impossível, estoira, com uma graça inexprimível, o riso duma grande boca, vermelha e branca, e deliciosa, que faz sonhar com o milagre duma soberba flor, brotada num terreno vulcânico. Há mulheres que inspiram o desejo de vencer ou de as gozar; mas esta provoca o desejo de se morrer lentamente sob o seu olhar.
"V for Vendetta" remonta já ao ano de 2005 mas só ontem e a conselho de um amigo italiano vi este filme. Para quem nunca viu e anda distraído como eu é tempo para ver.
O filme é a adaptação de hollywood de um livro de BD com o mesmo título. Diz quem leu que o original é ainda melhor, mas o filme está quase perfeito, com certeza um dos filme que me vai deixar uma marca. É a causa, o amor, a causa...
Após 7 horas a viagem cumpriu-se. Awchevitz e Birkenau é arrepiante toda a gente devia visitar um dia, para que nunca mais algo do género se passe. Cracóvia é bem gira. Mais acolhedora que Praga, mais pequenina, não tão bela é certo mas com o seu próprio encanto. Muito católica cheia de memórias de João Paulo II. Aqui fica uma vista do rio Wisla.
Muitos turistas no centro é certo, mas muito bem animados pela quantidade, diria absurda, de coisas que se passam ao mesmo tempo na praça central. Aproveitem também o custo de vida antes da entrada do euro.
Não vamos fechar, antes pelo contrário a antena fica aberta para todos os que quiserem participar na edição, mas o verdadeiro anonimato trás alguns benefícios e é disso que vou à procura noutro sitio, bem pertinho deste. As pistas foram lançadas a algum tempo...
Para quem vem a Praga a visita ao Museu Nacional (Narodní Muzeum) é com certeza um dos planos.
Mas um conselho de amigo e de quem conhece mais ou menos Praga é que não vale mesmo a pena visitar a não ser na primeira segunda-feira de cada mês visto que a entrada é gratuita para todas as salas do museu. E assim foi hoje. O museu é dividido em várias salas existindo exposições de zoologia, palentologia, mineralogia, a evolução do homem e alguns artefactos encontrados na República Checa ao longa das diferentes eras. Claro que a melhor parte é a que se segue.
Exposição das diferentes medalhas que constituem as diferentes ordens em Portugal, estamos em todo o lado...
O museu é giro, mas se não tiverem tempo (e há tanta coisa melhor para ver) não vale a pena ir.
Pela primeira vez em três meses um grupo de 8 embaixadores de tão nobre país, que é nosso, saiu junto contrariando a "praga" que são espanhois e italianos.
Nunca senti essa necessidade de sair com pessoas do mesmo país que eu, até porque acho que ERASMUS deve ser a partilha, a troca e o conhecimento de novos paises e culturas. No entanto fiquei bastante surpreendido pela agradável noite passada mesmo aqui ao pé de casa.
Grande enterro talvez o melhor que vivi no que tivesse um grande cartaz... ou o espaço fosse bom... mas sim pelas pessoas o ambiente... aqui deixo o cartaz para ficar registado... ou nao porque a nossa associação não disponibilizou a imagem online... fica a ideia...
E de todos os direitos que conquistaram apesar dos abusos de todos os dias.
Mas por aqui é algo mais. É o dia dos Amantes (Lover's day) daqueles que se amam e se preocupam com o amado. Por aqui este dia é bem mais importante que qualquer dia de S. Valentim, importação do outro lado do Mundo.
Tudo começou quando este senhor, Karel Hynek Mácha, importante poeta romântico checo escreveu o tão famoso e belo poema, May (Máj). Neste dia os verdadeiros amantes passeiam junto do parque Petřín onde depositam flores na estátua do poeta e se beijam apaixonadamente debaixo das árvores que habitam em tão belo parque.
Aqui fica um excerto do poema:
Byl pozdní večer - první máj - večerní máj - byl lásky čas. Hrdliččin zval ku lásce hlas, kde borový zaváněl háj. O lásce šeptal tichý mech; květoucí strom lhal lásky žel, svou lásku slavík růži pěl, růžinu jevil vonný vzdech. Jezero hladké v křovích stinných zvučelo temně tajný bol, břeh objímal je kol a kol; a slunce jasná světů jiných bloudila blankytnými pásky, planoucí tam co slzy lásky.
Para continuar a ler com a devida tradução em inglês aqui.